Bem vindos ao Blog dos alunos do Curso de Formação Complementar - Cozinha - 10ºD

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Alimentos do Mês de Outubro - Maçã


Informações Nutricionais

    A Maçã pertence ao género Malus e as suas espécies mais comuns são Malus domestica e Malus sieversii. É conhecida pelo seu formato arredondado, com polpa branca, podendo exibir casca vermelha, amarela ou verde, sendo rica em vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.
     O consumo regular (uma unidade por dia) de Maçã é ideal para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, devido ao seu alto teor de pectina, encontrada na casca. Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras e da glicose.
     A Maçã apresenta ainda propriedades medicinais, produzindo efeitos benéficos no coração, tanto pelo elevado teor de potássio, quanto pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose, melhorando igualmente a circulação sanguínea.
     A Maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é utilizada como chá para purificar o sangue e como diurético.
    As Maçãs vermelhas possuem maior teor de vitaminas e minerais, quando comparadas com as verdes. Possuem igualmente uma boa fonte de vitamina C, o que significa que reforça o sistema imunológico, ajudando a cicatrização.

Vantagens e Desvantagens

    A Maçã combina diversos nutrimentos fundamentais e benéficos para a saúde. Nela estão presentes diversas substâncias com acção antioxidante, como a vitamina C e um elevado teor em potássio que auxiliam na protecção do sistema cardiovascular, prevenindo o processo inflamatório e a regulamentação da pressão arterial.
    Devido ao poder antioxidante de muitos dos nutrimentos presentes na Maçã, a melhor opção é ingeri-la fresca, inteira e com casca.

Composição Nutricional

    Maçã crua com casca, maçã crua sem casca - energia (kcal)5754

Água (g)82,983,8 ; Proteína (g)0,20,2 ; Lípidos (g)0,50,5 ; Hidratos de Carbono (g)13,412,7 ; Mono e dissacarídeos (g)13,412,7 ; Fibra (g)2,11,9 ; Vitamina C (mg)7,05,0.

Como Comprar e Conservar
    Uma boa Maçã deve ser firme e apresentar uma casca brilhante sem manchas ou indícios de esmagamento. As Maçãs conservam-se bem a temperaturas entre 0 e 5ºC, durante 2 a 6 meses, consoante a variedade. Como a maior parte dos nutrientes estão presentes na pele, recomenda-se que as Maçãs sejam consumidas com casca, depois de bem lavadas.

     Quando cortar este fruto e para a evitar a sua oxidação, coloque as fatias numa tigela com água fria e sumo de limão. A Maçã cortada não utilizada, pode ser armazenada no congelador em sacos próprios para o efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário