Bem vindos ao Blog dos alunos do Curso de Formação Complementar - Cozinha - 10ºD

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Tradições Natalícias




~~ Natal em Portugal ~~
    No próprio dia 25, há um jantar melhorado com carnes diversas, em algumas zonas do país, contudo no almoço do dia 25 é servida a tradicional roupa-velha, feita com os restos da consoada do dia anterior.
Em certas zonas queima-se cepo do Natal, particular (nos lares), ou público (nos adros), à volta do qual se cantam canções tradicionais portuguesas.
        A comemoração religiosa do Natal começa à meia-noite do dia 24 de Dezembro com a Missa do Galo. O objectivo é festejar o nascimento de Jesus Cristo, que a Igreja Católica atribui a este dia. Os fiéis vão à Igreja para a cerimónia, voltando para a sua casa onde se reúnem para a ceia e abrem os presentes. A denominação de Missa do Galo deve-se à lenda que afirma que um galo cantou nessa hora para anunciar o nascimento de Jesus Cristo.
    O prato principal da Ceia é o bacalhau cozido com batata, hortaliça, cebola e ovo. O bacalhau é seleccionado e tudo é regado com o bom azeite português. A acompanhar o melhor vinho verde tinto que se guardou para esta altura. O segundo prato que é servido muito depois consta de arroz solto com polvo cozido. No fim são servidos os doces, acompanhados de vinho do Porto. Depois toda a gente se diverte com jogos, anedotas e conversas. As crianças retiram os pinhões das pinhas que estiveram a assar.
    Em Portugal o presépio tem tradições muito antigas e enraizadas nos costumes populares, este é montado no início do Advento sem a figura do Menino Jesus que só é colocada na noite de Natal depois da Missa do Galo.
Tradicionalmente, é perto do presépio que são colocados os presentes que serão distribuídos depois de se colocar a imagem do Menino Jesus.
   O presépio é desmontado a seguir ao Dia de Reis. Na maioria das cidades o presépio é montado pelas Autarquias e em algumas tenta-se ter o maior presépio, como é o caso de Vila nova de Famalicão.



~~ Natal em Espanha ~~

    Na Espanha o natal começa a se sentir desde meados de Dezembro uma vez que os centros comerciais começam a exibir as suas decorações.
    Mas o verdadeiro Natal só começa no dia 22 de Dezembro, no qual se realiza um sorteio de Natal “El Gordo” que teve origem em Cádiz,18 Dezembro de 1892 e vem-se denominado sorteio de Navidad desde ao no de 1892 e é um sorteio parecido com o totoloto.
   Os espanhóis comemoram o natal como a festa da família, surgindo como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo filho de deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.
    À meia-noite os Espanhóis vão à missa do galo e como manda a tradição levam uma galo para a igreja para que ele cante durante a missa.Se o galo cantar representa a pronúncia de boas colheitas e felicidades mas se o galo não cantar é considerado um mal sinal.
    A ceia de natal tem lugar depois da missa do galo e na ceia encontra-se muita variedade de pratos como: Paella, Fabada, Asturiana, e tortilha de patadas (omeleta de batadas), Lechazo assado e muitas mais iguarias.
    Depois da ceia de natal eles juntam-se todos ao pé da árvore de natal e cantam até a madrugada e vão balouçando o corpo ao ritmo das músicas. Para além das tradições mais comuns os espanhóis também acendem fogueiras e saltam sobre elas, dizem que os protege de doenças.
    No dia 28 de Dezembro as crianças vão para a rua, de casa em casa para pedir doces e pregar partidas, esse dia é chamado o dia na inocência.
    Na véspera dos reis magos (6 de Janeiro) as crianças colocam os sapatos nos degraus das suas casas para receber as suas prendas de natal. Na Espanha o bolo-rei chama-se rascon de reys, e quem encontrar o brinde realizará os seus desejos.
    O rei mago Baltazar é o rei preferido, o seu presente ao menino Jesus é mirra é uma erva amarga simbolizava o sofrimento que Cristo enfrentava na terra. Baltazar representa todos os da raça negra (africana). A mirra era usada para embalsamar corpos e simbolicamente representava a imortalidade, a mirra, resina anticéptica era usada em embalamentos desde o antigo Egipto.



 
~~ Natal na Bélgica ~~
    Na Bélgica, a tradição tem de ser mantida e são os rapazes que neste domínio, assumem as responsabilidades. Juntam-se com os célebres carrilhões, algazarras e cânticos, percorrendo os campos e as estradas, agitando as populações e pedindo alguma coisa para o menino de Deus. Os mais pequenos esperam por esta quadra sempre na expectativa dos presentes de São Nicolau lhes deixe no sapatinho, com o mesmo espírito dos meninos de outros tempos, quando usavam tamancos de madeira e os deixavam do lado de fora de casa, cheios de cevada para o cavalo de um generoso santo. É habito os brinquedos serem distribuídos a 6 de Dezembro, dia de São Nicolau, enquanto no dia de natal se espere que seja oferecido roupa. As escolas festejam o São Nicolau, mas aqui têm fundamentalmente lugar a criatividade dos próprios alunos, sempre acompanhados dos vários hinos tradicionais da quadra, tudo concorre para o natal na Bélgica tenha características da juventude.

A Ceia
    Na ceia de natal, os Belgas comem geralmente ostras e peixe, mas preferem uma grande salsicha de vitela estufada com trufas, com legumes ou um pedaço de javali e para ajudar a engolir as iguaria um potente vinho quente. Nesse dia preparam o bolo com a fava, e a quem couber esta na distribuição das fatias do bolo será eleito o rei do santo natal.

Arraia na Grand Place
    A tradição manda também que, em Bruxelas, na Grand Place, se dance em clima de verdadeiro arraial, e, quando os sinos da cidade tocarem as badaladas da meia-noite, tudo se ilumina num relâmpago de cem mil lâmpadas. Aliás, esta sempre foi uma noite em ninguém se deitava, embora outrora as horas fossem passadas em serão de família a contar histórias lendárias



~~ Natal na Polónia ~~
    No dia 24 de Dezembro os polacos iniciam a ceia de natal quando surge a primeira estrela no céu.
    Na polónia não comem carne vermelha na ceia mas sim peixe, acompanhado com vinho branco, sopa de cogumelos, pão, doces de mel e torta de sementes de papoila.
    Após a família sentar-se à mesa só a dona da casa pode-se levantar para servir as iguarias, até as pessoas falecidas recebem um lugar à mesa, os conhecidos que não tiverem família são convidados para a festa. Os animais não ficam de fora, recebem um pedaço de pão ázimo, para não ficarem doentes de acordo com a lenda, os animais têm o poder de falar com os humanos a meia-noite.
    A meia-noite os polacos vão à missa do galo no dia 25 de Dezembro, a festa só começa no café da manha.
   Então só depois podem comer presunto e carnes à vontade, fazem as trocas de presentes no dia 6 de Dezembro, dia São Nicolau.



~~ Natal na Inglaterra ~~

   Em Dezembro enviam-se postais de Boas Festas à família e aos amigos. Os postais ficam expostos nas paredes, só podendo ser retirados no dia 6 de Janeiro, Dia de Reis. Todas as casas ficam decoradas a verde e vermelho. São muitas as crianças que escrevem cartas ao Pai Natal.   Na noite de Natal, as crianças andam pelas ruas cantando canções de Natal. Em troca, as pessoas dão-lhes pequenos presentes ou guloseimas. Em casa, as crianças penduram meias enormes aos pés da cama para receberem presentes. Para o Pai Natal e as suas renas, deixam-se bolos e vinho do Porto ao pé da árvore de Natal. Na ceia de Natal, há sempre Peru com castanhas e o famoso pudim de ameixa, um doce natalício tipicamente britânico, que inclui groselha ou uvas, frutos secos, manteiga, açúcar e temperos.
    Os britânicos adoram a sua torta de carne moída e o seu pudim de natal, feito com passas e groselhas frescas.
   Em Inglaterra as casas são decoradas de ramos de pinheiro, azevinho e visco, enfeitados com fitas vermelhas e prateadas. Na chaminé coloca-se uma bota encarnada (geralmente de pano) à espera do “Santa Claus” (Os ingleses têm ainda uma tradição muito gira: costumam pendurar um ramo de visco à entrada da porta ou no candeeiro da sala. As pessoas que passarem ao mesmo tempo por baixo do ramo devem dar um beijo, em sinal de amizade).
Boxing Day é o termo utilizado em numerosos paises anglófonos para descrever o dia seguinte ao dia de Natal (geralmente, 26 de Dezembro, excepto quando 26 corresponde a um fim-de-semana, sendo o Boxing Day adiado para segunda-feira). Neste dia, geralmente, o excesso de mercadorias de numerosos estabelecimentos comerciais entra em liquidação, sendo vendida por preços significantemente menores do que os preços originais. É um dos dias mais movimentados, em vendas totais, do comércio de numerosos países, notavelmente Canadá e Estados Unidos (apesar do termo Boxing Day ser raramente utilizada na última). No Reino Unido, o Boxing Day é um dia especial também é uma data comemorativa em relação ao futebol. Ocorre uma rodada completa de todos os seus campeonatos neste dia.





Broas Natalícias

Bolacha de Chocolate

Ingredientes:
-250 grs  de açúcar
-125 grs de manteiga
-3 ovos
-500 gr. de farinha
-125 gr de chocolate em pó





Ingredientes para decoração:
- 2 pacotes de natas 
- 250 grs de chocolate em barra
- Missangas de chocolate de cores

Preparação:
1. Juntar todos os ingredientes numa taça e bater muito bem.
2. Formar a massa numa bola e reserve no frigorífico durante 15 minutos.
3. Esticar a massa numa mesa polvilhada com farinha e cortar as bolachas em figuras de natal.
4. Colocar as bolachas no tabuleiro previamente untado com margarina e polvilhado com farinha.
5. Levar ao forno para cozer a 200ºgraus durante 12 minutos.




Bolacha de Natal

Ingredientes:
- 175 gr. de manteiga
- 100 gr de açúcar
- 1 clara de ovo
- 250 gr de farinha
- 50 gr açúcar refinado de cores e bolinhas de prata



Preparação:     
1. Pré aquecer o forno a 180ºgraus com dois tabuleiros forrados com papel vegetal.
2. Bater a manteiga com o açúcar até ficar cremoso.
3. Bater a clara de ovo e adicionar a farinha até fica unida.
4.Tapar com película aderente durante 30 minutos.
5. Estender a massa entre duas folhas de película aderente até ficar com a altura de uma moeda de 2 euros.
6. Cortar a massa com os moldes de uma árvore de natal ou de uma estrela.
7. Decorar à sua maneira.





Bolachas de Chocolate


Ingredientes:
- 250 gr de farinha
- 180 gr de manteiga
- 120 gr de açúcar em pó
- 50 gr de cacau em pó
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sobremesa de água



Preparação:

1. Colocar todos os ingredientes, menos a gema de ovo e a água, dentro de uma tigela e amassar com uma batedeira, durante meio minuto ou até que se veja que os ingredientes fiquem bem misturados.
 
2. Juntar a gema de ovo e a água e amassar mais um pouco.
3. Enrolar a massa em película aderente, formar com ela um rolo e colocar no frigorífico durante meia hora até que fique mais dura e manejável.
4. Retirar a massa do frigorífico, estende-la com um rolo e cortar as bolachas com os moldes. Se entretanto a massa começar a ficar mole, colocar no frigorífico a parte que não está a ser usada e ir retirando aos poucos conforme se for utilizando.

5. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente 30 minutos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Tarde na Cozinha



 


 










Sem comentários:

Enviar um comentário